Home Acima Cadastramento Ache seu Colega Comentários Downloads As Comissões 

Resumo da Trajetória da PLS 372/08
 

 


Um pouco da história da PLS 372/2008 e da PL 5030/2009


A idéia do PLS 372/08 surgiu quando o Carlão ( então diretor adjunto do Sindsep-DF), procurado repetidas vezes, por colegas demitidos do Governo Collor, que buscavam informações de como retornar aos postos de trabalho.
Verificando que esses mesmos haviam perdido os prazos legais que exigiam a Lei 8878/94, devido a mesma ter sido pouco divulgada na época, ter o prazo de adesão muito curto e não contemplar os liquidantes. Ele em resolução com Dr. Ulisses ( advogado do Sindsep-DF ), encontraram  uma forma legal de reintegrar esses colegas definitivamente.
 A solução seria um projeto de Lei reabrindo o prazo para que o demitido fizesse o requerimento ao governo manifestando o desejo de retorno ao serviço público.
Conversando com Nise, colega também demitida e parte da assessoria do Senador Lobão Filho- MA, conseguiu que ele assumisse o projeto.

Trajetória

-Senado Federal: O Projeto foi apresentado como PLS 372/08 em 08/10/08, em caráter Terminativo. Teve como relatora a Senadora Idely Savatti (PT-RS).
Em 01/04/09 foi votado e aprovado de forma unânime e encaminhado para a Câmara dos Deputados.

-Câmara dos Deputados: O Projeto chegou como PL 5030/09 e foi distribuído para ser apreciado em três comissões: CTASP ( Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público ), CFT ( Comissão de Finanças e Tributação ), e CCJ (Comissão de Cidadania e Justiça ).


CTASP - Em 23/04/09 foi designado como relator do  PL o Dep. Mauro Nazif. Nessa comissão recebeu quinze pedidos de emendas, todas rejeitadas e um pedido de vistas.
Foi votado e aprovado de forma unânime em 13/08/09. Seguiu para a CFT.

CFT - Nessa comissão o projeto passou por várias dificuldades.
Inicialmente foi designado como relator o Dep.Ricardo Berzoini em 04/09/09, mas o mesmo  devolveu o projeto sem manifestação em 08/10/09.
Em 08/12/09 novo relator,  Dep André Vargas,  ficou com o Projeto por mais de três meses, devolveu também sem manifestação em 25/03/09.
Nesse período ocorreu mudança na presidência da CFT, passando a ser o Dep. Pepe Vargas o novo presidente.
Como haviam se passado quase 08 meses e nenhum avanço significativo, por decisão da assembléia em reunião no Sindsep , coordenada pelo Carlão, demos inicio ao movimento vitorioso do acampamento na frente do Palácio da Alvorada em 05.04.2010. Por quase 40 dias, ficamos corajosamente desfilando faixas, bandeiras e fazendo apitaços, quatro colegas fizeram um ato de acorrentamento o que chamou bastante  a atenção da mídia para a nossa causa.
Também Deus quis que, o Dudu filho da nossa companheira Alessandra-INFRAERO, encontrasse o Presidente Lula numa feira da Embrapa, e pediu ao Presidente que recebesse o grupo que estava acampado em frente ao Palácio, do qual sua mãe fazia parte. O que de fato ocorreu no dia seguinte.
Toda essa movimentação resultou em negociações para  a formalização de um acordo entre os demitidos do Governo Collor, Ministério do Planejamento e Parlamentares.


Foi quando em 19.05.2010 o Dep. Vignatti assumiu a relatoria do projeto, propondo as emendas que viabilizariam a aprovação do PL até 31.12.2010. Nosso acordo foi sacramentado em uma assembléia histórica, sob a direção do Carlão, com presença dos Dep.Vignatti, Dep. Erika Kokay e o Dr. Ulisses, no pátio em frente a sede do SINDSEP-DF.

O Projeto recebeu modificações em forma de duas emendas:
a) A redação foi alterada de “Fica autorizado o poder executivo a reabrir o prazo...” para “Fica reaberto o prazo para requerimento por cento e oitenta dias...”. Garantindo a eficácia do PL.
b) Foram incluídos os servidores que ficaram na liquidação das empresas extintas, cuja demissão ocorreu após 30.09.1992.
Em  16.06.2010 na CFT foi votado e aprovado com apenas um voto contra e seguiu para a CCJ.

CCJ -Teve como relator o Dep. Eliseu Padilha, que também era o presidente da Comissão. Apresentou um relatório em 04.08.10, que foi substituído em 06.10.10 acatando a versão da CFT e rejeitando as emendas apresentadas na CCJ.
O PL 5030 chegou a entrar em pauta por 03 vezes, contudo sem o quorum necessário para a abertura da sessão, não foi votado. Sua aprovação se deu apenas em 10.11.2010.

Cumprindo todos os prazos regimentais seguiu para a CCJ do Senado em 08.12.2010. Sempre com acompanhamento constante das comissões de representantes de anistiandos e participação ativa do grupo de apoio ao PL 5030, incluindo contato pessoal e direto realizado com a atual Presidente Dilma, que se comprometeu com nossa causa e foi amplamente apoiada  pelos anistiandos.

Novamente no Senado
O projeto volta a ser o  PLS 372/2008, e da Secretaria Geral da Mesa segue direto para a CCJ, sendo designado  como relator o Sen. Romero Jucá (líder do Governo no senado). Entrou na pauta do dia 15.12.10  para votação, mas  não foi submetido à apreciação. No dia 17.12.10 de acordo com o regimento da Casa,  o relator Sen. Romero Jucá devolveu o projeto a CCJ.

O PLS 372/2008 ainda não é Lei, mas falta muito pouco e acreditamos que um esforço concentrado, com a  união de todos, culminará  na aprovação ainda no primeiro semestre de 2011 e veremos a democratização do nosso direito de anistia .

Não há como deixar de enaltecer o trabalho de muitos colegas de todo o país, os de  Brasília e dos diferentes  estados, que com determinação, com as armas que dispunham visitaram
  parlamentares, enviaram e-mails, estiveram presentes nas
assembléias, acampamento, acorrentamento, sessões do parlamento e em muitas outras mil atividades que foram necessárias para que chegássemos aonde chegamos.Também não há como negar a decisiva participação do Carlão como
negociador e condutor do movimento dos Fora de Prazo até a presente data, bem como dos " meninos dos blogs "que fazem um importante trabalho de divulgação tornando nossa luta a cada dia mais conhecida e reconhecida por parte de todos.

2011 promete muito trabalho, mas também muitas alegrias com a reabertura do prazo para requerimento de anistia.

Vamos lutar até a Vitória!

 COMISÕES DO BNCC, INFRAERO,INTERBRAS (RJ) E CNS (SC-RS)

Home ] Notícias ]

Envie mensagem a webmaster@bncc.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Copyright © 2006 Banco Nacional de Cooperativo S/A
Última modificação: 22 julho, 2013 17:12